quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chamado Ministerial VOCAÇÃO OU EMOÇÃO

Inúmeras são as vezes em que os cristãos são desafiados a descobrirem sua posição no Reino de Deus e agirem quanto a um futuro ministerial. Também é comum ouvir as pessoas dizerem que se sentem chamadas, sugerindo de maneira bem forte que o chamado é um sentimento interior que elas têm e outras dizem que Deus falou com elas e chamou-as para o ministério.

1° o chamado para o ministério é um chamado bíblico. O chamado para o ministério se encontra, prioritariamente, na palavra de Deus.
As pessoas que Deus chama investigam a palavra de Deus e vêem que os pecadores estão em rebelião contra Deus, morrendo e indo para o inferno e que não podem crer e ser salvos sem ouvirem o evangelho, vêem que os campos estão brancos para a colheita e a grande necessidade de trabalhadores para a colheita.

Leia: Romanos 10: 14 e 15.

2° Deus dá ao candidato a convicção do chamado para o ministério. O Espírito Santo tem influência direta no chamado pessoal ao gerar a certeza deste chamado no coração do homem.
Sem dúvida há um envolvimento dos sentimentos, mas é acima de tudo uma convicção dada por Deus que levará a engajar-se no processo e formação para o ministério. Se após uma análise interior a consciência de uma pessoa não lhe diz com grande convicção que Deus a está chamando para o ministério, então ela não foi chamada.
O chamado de Deus para o ministério vocacional é diferente do chamado à salvação é do chamado que atinge a todos os crentes: O serviço.
Nesse aspecto, a convicção do chamado divino, por mais que sejam os desafios ou embates ministeriais, aquele que é chamado para uma obra especifica será sempre amparado por suas convicções ministeriais.

3° Deus chama para o ministério pessoas que preenchem certas qualificações bíblicas.
O fato de uma pessoa ser muito religiosa não é evidência de que ela foi chamada por Deus, nem que ela está qualificada para o ministério.
Convém também, que tenha bom testemunho dos que estão, para que não caia em afronta e no laço do diabo.

4° Deus desperta naquele que foi chamado para o ministério o interesse pelas questões.

5° Quando Deus chama para o ministério Ele faz com que a igreja local reconheça este chamado. O chamado para o ministério envolve DUAS coisas essenciais, um chamado por parte da igreja, quando o espírito Santo conduz tanto o candidato quanto sua igreja a reconhecer isso.
A igreja reconhece o chamado de alguém observando sua vida e comparando-a com as qualificações bíblicas e mesmo que esta pessoa deseje entrar no ministério, se a igreja não reconhecer, então esta pessoa não é chamada. Uma razão importante para isso é o fato de que os membros podem ser objetivos a cerca de tal chamado do que o candidato e só a igreja local pode realmente dizer se ele é verdadeiramente apto para o ministério.


É impossível um ministério abençoado sem que o ministério tenha vivido uma real experiência de arrependimento, encontro pessoal com o Cristo e ter experimentado o perdão de seus pecados, uma convicção plena da salvação e de que foi selado com o Espírito Santo.


Deus Chama pessoas convertidas, sinceras e apaixonadas pelo reino e muitas vezes estas pessoas lutam para entender sua chamada e isto não é necessariamente desobediência, mas zelo.
Se Deus chamou, Ele tomará providências para deixar clara Sua vontade, inclusive o seu povo, a igreja local, a reconhecer a ação do espírito na chamada de mais um ministro.
Ninguém precisa brigar para ser ungido !!!